terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Origem Da Formação

Parque Colúmbia
Wikipédia, a enciclopédia livre.
Parque Colúmbia é um bairro de classe média do Rio de Janeiro.] Dados
Área Territorial (2003): 151,71
Total de população (2000): 9.194 habitantes
Total de domicílios (2000): 2.684
Parque Colúmbia faz parte da XXV Região administrativa (Pavuna) da cidade do Rio de Janeiro.
Bairros integrantes da região administrativa são: Acari, Barros Filho, Coelho Neto, Costa Barros, Parque Colúmbia, Pavuna.

História
Por volta de 1950, algumas poucas pessoas se fixaram à região. Neste época, a urbanizaçã era escassa, não havia fornecimento de energia eletrica nem de água potavel. A rua Embaú, atual rua principal, não era asfaltada. A estrada ainda não tinha sida pavimentada. A paisagem era composta de muitos coqueiros e muitos terrenos era cobertos por mato. Neste período, a pesca de peixe e camarão no Rio Acari era a principal atividade econômica das famílias da região.

Rio de Janeiro Zona Norte
No rio Acari, que corta a comunidade, era possível encontrar camarões e até peixes, que eram o sustento para as poucas famílias que aqui viviam.
1956 - O Projeto de Arruamento e Loteamento Misto, Proletário e Industrial, a 229 metros da rodovia Presidente Dutra, entre o rio Acari e a rua Embaú, resulta em 7 ruas. O projeto foi implantado na propriedade da empresa “Ferrometais Colombo Comércio e Indústria S.A., por isso o nome “Parque Colúmbia”. 1960 - O projeto de loteamento popular (PAL 23173) no lado ímpar da rua Embaú, na propriedade da empresa “Mercúrio Engenharia Urbanização e Comércio Ltda”, dá origem a 7 ruas e à Praça Somália.
O bairro foi criado oficialmente pela Lei Nº 1787 em 23 de abril de 1999 com a alteração do Bairro da Pavuna.
Além das contruções residenciais, o bairro abriga instalações de diversas empresas como: um depósito de várias empresas, que antigamente pertencia a empresa Casas Bahia, várias transportadoras, uma empresa de reciclagem Markobras Ambientel. Além de dois mercados, uma farmácia, escolas particulares e públicas, uma creche municipal (Os Sabidinhos), uma creche particular (Jovens leitores), clínicas, restaturantes, uma pizzaria, uma pastelaria, um sacolão, poucas padarias e algumas igrejas.

O bairro é servido pelas seguintes linhas de ônibus:
685 - Méier - Irajá (via Parque Colúmbia)
376 - Praça XV - Pavuna (via Parque Colúmbia)
665 - Saens Peña - Pavuna (via Dutra)
907 - Pavuna - Parque Colúmbia (via Rubens Paiva)

Porém a qualidade desse serviço de transporte deixa a desejar, pois os intervalos praticados por esta empresa (Rubanil) são muito altos. Além disso presença majoritária de uma única empresa de ônibus operando por dentro do bairro geram muitas reclamações por parte dos moradores. Essa deficiência é atendida (não de todo o satisfatório) pelas cooperativas de transporte alternativo (Kombes) que atendem o trajeto parque-colúmbia - pavuna e parque-colúmbia - madureira.
Outras linhas intermunicipais passam apenas em uma pequena parte do bairro na proximidade da Rodovia Presidente Dutra.

Fonte: Wikipedia

Um comentário: